Conheça a origem do chapéu!!

 



Um acessório subestimado, há quem diz que é apenas um acessório para compor um look. Nós sabemos que ele é muito mais que isso não é mesmo?


Que tal fazermos uma viagem e conhecer a história desse item fashion?


Seu nome Chapéu derivada da palavra latim "capellus", significa proteção em tecido para cobrir a cabeça.

Nos tempos antigos desde a era primitiva era muito usado para proteger os olhos e pele, do sol, chuva ou frio, o item era uma forma de mostrar hierarquia na função e até mesmo condição social e territorial. Esse acessório pertencia ao público masculino, pois, o homem era responsável por proteger sua tribo.

O uso do chapéu foi se estendo com releituras como os reis usavam as coroas, os guerreiros os elmo,  os sacerdotes o mitra.

Na Roma não era permitido que os escravos usassem chapéu, apenas quando eles eram libertados podiam usar os barrete uma espécie de (boné), que simbolizava a sua liberdade. Esse modelo foi reformulado pelos republicanos com um novo nome, chamado de "Bonnet Rouge" 

E desde então esse acessório ganhou os corações do universo da moda. Entre os séculos 17 a 20 o chapéu quanto mais enfeitado era, ele conferia status para a mulher que usava. E hoje continua sendo um acessório que protege, fashion e bem vindo em vários momentos dando aquele toque de glamour.

Usado na praia, casamentos, ensaios fotográficos, poolparty, univero country, etc...

Confira abaixo os principais modelos que marcaram época (fashion) e os modelos atuais.


    

1900                    1920                            1930            




1940


1950



...



...



...


...



...


...



Espero ter te inspirado!!

Com amor 💓

Ana



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A cor do ano da Pantone 2021

Comunicação não verbal